O polêmico ‘presente’ de Jeff Koons para Paris é revelado

Jeff Koons ' Buquê de tulipas (2019) teve uma gênese conturbada, para dizer o mínimo. Pretendida como uma homenagem / memorial aos ataques terroristas de 2015 em Paris - que giraram em torno do teatro Bataclan e do Stade de France - a obra de arte atraiu críticas de artistas, que publicaram um carta aberta chamando-o de oportunista, até mesmo cínico, quando foi proposto em 2016. Agora, porém, foi revelado (e as opiniões ainda são ... confusas).

Anne Hidalgo, a prefeita de Paris que aceitou a escultura de metal de 41 pés - em parte uma homenagem à Estátua da Liberdade - em nome do povo francês, chamou-a de um magnífico símbolo de liberdade e amizade quando foi revelada na sexta-feira (4 de outubro )

Isso ocorreu depois de alguns atrasos significativos, relacionados não apenas à ambivalência sobre o projeto - financiamento foi difícil de encontrar, já que Koons apenas concordou em doar a ideia, não para pagar pelos materiais etc. - mas também a questões estruturais.

Os suportes para a peça de 67 toneladas teriam comprometido as galerias do porão do Palais de Tokyo, sem mencionar o fato de que colocá-la do lado de fora de um espaço dedicado a jovens artistas emergentes envia uma mensagem ligeiramente contraditória.

No final, a localização para Buquê de tulipas foi alterado - agora está nos jardins da Champs-Elysées - e os fundos foram levantados por doadores privados, com Koons arrecadando US $ 1 milhão quando ultrapassou o orçamento. 80% dos royalties de produtos comerciais associados irão supostamente para as famílias afetadas pelos ataques, enquanto 20% irão para manutenção.

Obviamente, isso não quer dizer que todos estão satisfeitos agora que a obra de arte foi realizada. Life For Paris, um grupo de vítimas, reclamou que foi financiado com doações isentas de impostos.

Enquanto isso - além da carta aberta original de reclamação - uma pesquisa com leitores, proprietários de galerias e colecionadores realizada por O Diário da Arte mostrou que 98% desaprovaram o projeto. Não é exatamente um voto de confiança.