O artista japonês se colocando nas obras de arte mais famosas do mundo

Afinal, o que é história? E o que é verdade histórica? Essas são perguntas que não têm respostas prontas, artista japonês Yasumasa Morimura pergunta em egó sympósion, o prefácio que ele escreve no catálogo para Ego Dark , uma retrospectiva de 30 anos de trabalho fotográfico em que ele transforma obras icônicas de arte e cultura pop em autorretratos.

Seja se apresentando como Marilyn Monroe no famoso Playboy na página central, aparecendo como Frida Kahlo em pé com os seios nus em seu colete, ou retratando o alter ego de Marcel Duchamp, Rrose Sélavy, Morimura cirurgicamente desconstrói o conceito de self para explorar os perigos do pensamento binário que acompanham nossas suposições de raça, gênero, sexualidade e identidade, e as maneiras como os acomodamos no panteão da memória cultural e da história da arte.

Várias verdades estão escondidas em muitas pinturas, continua Morimura. Por outro lado, uma pintura pode ser vista como uma farsa, algo cheio de falsidades e mal-entendidos. O testemunho de um pintor é ao mesmo tempo uma confissão de uma verdade oculta e uma tentativa de substituir sua vida com uma declaração falsa.

Yasumasa Morimura, Auto-retratos através da história da arte (Two Caravaggios / David PaintingGolias) (2016)Cortesia do artista e Luhring Augustine, Nova York. ©Yasumasa Morimura

Para mergulhar abaixo da superfície, Morimura entra - literalmente, estabelecendo uma prática que exige que ele se torne ele mesmo e seu sujeito ao mesmo tempo. A ideia de criar uma obra que fosse simultaneamente crítica de arte surgiu em 1985, quando Morimura decidiu lançar-se na mais famosa automutilação da arte, um retrato de Vincent van Gogh depois de cortar a orelha.

Na época, eu estava com cerca de 30 anos e pensava em como gostaria de viver o resto da minha vida. Fiquei paralisado, conta Morimura em entrevista à The Japan Society de Nova York, onde está sendo realizada a mostra. Meu sofrimento no momento coincidia com a angústia de Gogh, e é por isso que escolhi a expressão mais trágica de Gogh, cortando sua orelha.

Esse momento de crise cristalizou a trajetória de Morimura como um jovem artista que cresceu em Osaka, Japão, à sombra da Segunda Guerra Mundial. Nascido em Osaka em 1951, Morimura cresceu em uma casa tradicional japonesa. Sua família tinha uma casa de chá, onde experimentou a sensação de fazer parte de uma comunidade local.

Essa experiência da vida cotidiana contrastava com sua educação artística, que havia ignorado as práticas nativas que floresceram por séculos. Ele explica: Foi quando todas as tradições japonesas foram consideradas o gatilho da guerra. A sociedade japonesa absorveu muitos valores ocidentais dos Estados Unidos - a educação artística não foi exceção. Portanto, recebi pouca ou nenhuma educação sobre a história da arte japonesa.

Reconhecendo o efeito que essa perspectiva exclusivamente ocidental teve sobre sua estética e sensibilidade, Morimura havia chegado à encruzilhada. A única saída era através - e então ele mesmo entrou na obra de arte.

Este não é um autorretrato pintado, mas um autorretrato fotografado. Essa distinção é muito importante para mim, diz Morimura. Ao usar meu próprio corpo único, original e peculiar, que não é algo que você pode editar livremente, como um motivo para o meu trabalho, estou descobrindo que meu próprio corpo 'bruto' é auto-importante.

Yasumasa Morimura, Auto-retratos através da história da arte (Van Gogh /Azul) (2016)Cortesia do artista e Luhring Augustine, Nova York. ©Yasumasa Morimura

Esse eu cru é o verdadeiro meio de Morimura. Como mestre de seu ofício, ele se transforma para entrar em um diálogo sobre identidade, representação e visibilidade nos cânones da arte ocidental.

A experiência desse processo é muito estranha, revela Morimura. Por exemplo, uma das obras mostradas nesta exposição é um autorretrato de Dürer. Antes de reinterpretar um auto-retrato, eu olho para a obra original e, no momento, estou 'de frente' para ele. Para simplificar, sinto Dürer em mim e em Dürer.

A filosofia de Morimura está enraizada na mutualidade e na conexão inerente que existe nos vastos abismos, vales profundos e picos resplandecentes que informam a condição humana, não importa quando e onde vivemos. Ao encontrar o espaço onde dois se tornam um, Morimura transcende a demanda do ego por hierarquia em favor da conexão profunda e inefável das almas.

Quer se fundindo com Leonardo da Vinci, Caravaggio ou Jan Van Eyck, Morimura é atraído exclusivamente por assuntos que pode celebrar. Há muitos motivos para eu gostar deles, mas um dos motivos importantes é que as pessoas de quem gosto têm alguma antiguidade. Eles têm afeição pelo passado, diz ele.

Quando penso em Andy Warhol, sinto saudades dele. Enquanto Warhol invoca sentimentos de nostalgia e do passado, ele também entra em um novo mundo ao mesmo tempo semelhante a Manet e Velázquez. Quase todos os artistas que inspiram meus trabalhos compartilham a mesma mentalidade.

Ego Dark está em exibição na The Japan Society, em Nova York, agora até 13 de janeiro de 2019