Como ser artista, segundo Jenny Saville

A figurativa Jenny Saville está tão ligada ao seu ofício que, mesmo quando fala, suas palavras formam imagens viscerais que revelam os momentos crus, grotescos e poderosamente humanos da vida. Desde sua ascensão como um Artista YBA ao lado de Sarah Lucas e Tracey Emin, ela interrompeu sem arrependimento o mundo da arte e deu nova vida a ideais estagnados no corpo humano. Depois que seu quadro Propped (1992) foi vendido por US $ 9,5 milhões em um leilão, Saville se destaca como a artista feminina viva mais cara do mundo.

Como uma extensão do Muito humano exposição em Tate Britain no início deste ano, ela participou de uma palestra de artistas no museu, onde falou honestamente sobre sua carreira e as muitas referências intrincadas (de lugares tão distantes quanto Cy Twombly, Chaim Soutine e grafite) que informam as camadas de seus trabalhos intensos (alguns dos quais foram rotulados como as obras de arte mais radicais já feitas).

A seguir, compartilhamos algumas das lições que aprendemos com a palestra, incluindo fatos desconhecidos sobre a figura principal.

PINTURA DA FORÇA DA VIDA

Jenny Saville: Quando eu pinto, não procuro a beleza, mas o poder da força da vida: quando você se apaixona por alguém, é a força da vida. Quando você vê comida incrível ou ouve música que vai direto para dentro do seu corpo, essa é a força vital. Esse momento não é um espaço intelectual, é algo além - você não pode articulá-lo. É sobre os momentos que ajudam você a respirar mais fundo.