10 coisas que você talvez não saiba sobre o final da série ‘Frasier’

Em 2004, a NBC disse adeus a duas de suas sitcoms de maior sucesso - no mesmo período de duas semanas. Na semana passada, fizemos uma retrospectiva do Amigos finale e hoje marca o aniversário de 10 anos em que Frasier Crane disse Boa noite, Seattle pela última vez. Kelsey Grammer havia interpretado o Dr. Crane por 20 anos e foi realmente o fim de uma era, não apenas para ele, mas para o reinado da NBC como a rede # 1 para sitcoms.

Na verdade, é incrível que Frasier era tão popular quanto era. Não tinha o elenco jovem e quente de Amigos ou gerar bordões da cultura pop de Seinfeld , e sua estrela era um esnobe amante da ópera. Não é exatamente um show com o qual os Estados Unidos podem se relacionar. Ainda assim, teve mais temporadas do que o resto da programação de comédia da NBC dos anos 1990 e ganhou o Emmy de melhor comédia por cinco anos consecutivos.

Aqui estão 10 fatos que você talvez não conheça Frasier's episódio final.

1. O título do final é inspirado no programa de rádio de Frasier. O título do final de duas partes Goodnight, Seattle, é baseado na assinatura de rádio de Frasier.

2. O final também prestou homenagem a um dos co-criadores do programa. O bebê de Niles e Daphne se chama David, em homenagem a David Angell, um dos co-criadores do programa que foi morto nos ataques de 11 de setembro. A irmã de David Angell estava na platéia do estúdio para a gravação do episódio final.

3. O episódio teve sua própria seqüência de cartão de título animado. No total, foram 21 sequências de títulos animados diferentes ao longo Frasier's corre. O final da série é o único episódio a apresentar um arco-íris aparecendo no horizonte de Seattle.

4. O substituto de Eddie foi usado nos episódios finais. O cachorro que interpretou Eddie era um Terrier Jack Russell chamado Moose , que esteve com o show durante a maior parte da série. Quando Moose deixou de atuar, seu sósia mais jovem, Enzo assumiu.

5. Apenas um ator fora do elenco regular apareceu tanto no episódio piloto quanto no episódio final. E esse homem seria, o entregador que leva embora o Lazyboy de Martin. O ator Cleto Augusto também interpretou o entregador que deixou a poltrona de Martin no primeiro episódio. Fora do elenco regular, ele é o único ator a aparecer em ambos os episódios.

6. Os produtores do programa estavam na boa noite, cena de rádio de Seattle. Enquanto Frasier fecha sua transmissão de rádio final, a câmera se move e os produtores Bob Dailey, Jeffrey Richman, Joe Keenan, Maggie Blanc e o criador Peter Casey podem ser vistos atrás do vidro à prova de som. O poema de Alfred Tennyson que ele recita é Ulisses.

7. Frasier recebe agradecimentos de seu pai. Uma das primeiras brigas que Frasier teve com seu pai envolveu ele apenas querendo ouvir um agradecimento no episódio piloto por deixar seu pai se mudar. Ele não entende até o final, quando Martin o abraça e diz Obrigado, Frasier.

8. Tina Fey usado Frasier's finale para inspiração. Escrever o episódio final de uma série é um dos episódios mais estressantes para um criador de programas, e eles costumam olhar para outros finais de séries populares em busca de inspiração. Assim como David Crane olhou para Newhart e Mary Tyler Moore ao escrever o Amigos o final, Tina Fey olhou para o que fez o Frasier finalizar o trabalho enquanto escreve 30 Rock's o final.

Assistimos a muitos finais clássicos de TV na sala dos roteiristas, antes do almoço ou no intervalo. E conforme as semanas ficavam cada vez mais próximas da nossa, ficava mais emocionante. Lembro-me de que [a escritora] Tracey Wigfield estava chorando quando empurraram a cadeira do pai de Frasier para fora do apartamento. Uma das coisas que aprendemos com eles foi que não há problema em dar aos seus personagens a oportunidade de realmente se despedirem no corpo daquele episódio. Você não precisa se preocupar se isso for extravagante.

9. Frasier deixou Seattle e foi para o Havaí. Para a gravação final do programa, a equipe usou camisetas de produção que diziam Frasier deixou o prédio em letras douradas. Na semana seguinte, o elenco levou toda a equipe de produção para uma semana de férias no Havaí. John Mahoney foi o único membro do elenco que não conseguiu ir, mas David Hyde Pierce certificou-se de que ainda fazia parte da celebração :

Na última noite, todos se reuniram na praia para um luau. Como Mahoney estava desaparecido, ensaiando uma peça em Chicago, pegamos um telefone celular, diz Hyde Pierce, e deixamos uma mensagem para ele. Gritamos 'Aloha!'

10. O episódio final foi um sucesso de fãs e críticos. Poucos sitcoms duram tanto quanto Frasier e ainda permanecem tão engraçados na última temporada quanto foram na primeira. Frasier estava apenas alguns episódios atrás de seu sucessor, Cheers, registrando 264 episódios em comparação com Saúde' 275. Seu final foi o programa mais assistido da TV naquela semana, com uma audiência de 33,7 milhões. Também se tornou o 11º final de série mais assistido de todos os tempos e terminou em 17º lugar na lista do TV Guide dos melhores finais de série.